O esporte é uma parte muito importante do desenvolvimento da criança, facilitando o aprendizado de conceitos básicos da vida, como saber esperar a vez, compartilhar a atenção de colegas e professores, reconhecer e incentivar o esforço e o sucesso dos companheiros, e ficar feliz com as vitórias dos amigos.
Em termos de consciência corporal, o esporte durante a primeira e a segunda infâncias é crucial para o desenvolvimento motor adequado.
Neste momento são desenvolvidas as habilidades motoras básicas que servirão para a progressão de habilidades específicas futuras. Uma base mal feita afetará todo o processo de desenvolvimento subsequente, já que a criança experimenta, aprende e até mesmo se comunica nestes ambientes.
Por isso a iniciação esportiva que foca na variedade de vivências motoras, e não na especialização, tem papel fundamental no desenvolvimento infantil e na sua relação com o mundo que a cerca.
As atividades esportivas para crianças de até 10 anos de idade devem ter como foco o desenvolvimento das habilidades motoras básicas, como correr, saltar e chutar.
A partir dos 11 anos, com a chegada da adolescência, é recomendado o desenvolvimento progressivo de habilidades especializadas ou habilidades específicas dos esportes, como o arremesso e a bandeja do basquetebol, e a cortada do voleibol.
As crianças são naturalmente motivadas para a atividade física e o esporte pode se tornar um grande canal para a identificação entre aluno e escola. É recomendado que a prática esportiva infantil em ambiente escolar seja sempre prazerosa, lúdica e divertida.
[quads id=2]
Para criar essa identificação, acredito que é fundamental a sintonia da criança com o esporte escolhido. Algumas se sentirão mais à vontade e motivadas em atividades individuais, outras em coletivas.
Vale também lembrar que mesmo nos chamados “esportes individuais” a criança fará parte de um grupo maior, que treina junto e, assim, relaciona-se muitas vezes compondo uma equipe.
No esporte voltado para educação infantil, a intensidade e a frequência devem respeitar o interesse e o grau de motivação. Não devemos pressioná-la por resultados, mas também não podemos desmotivar aquelas que buscam mais em cada atividade.
Cabe ao professor ou treinador respeitar os limites e interesses de cada aluno, valorizando a individualidade. Para pais e familiares que buscam motivar as crianças para atividades esportivas, o que recomendo sempre é: seja um exemplo.
Os pais não precisam ser atletas, mas é preciso demonstrar interesse em atividades lúdicas, esportivas ou ao ar livre, onde o suor, a sujeira e os joelhos ralados muitas vezes fazem parte do pacote. Afinal, o exemplo familiar é o fator de maior importância na educação de uma criança.
Porque escolher nossa Colônia de Férias?
Nada de jogos eletrônicos dentro de casa! Coloque a criança para se divertir ao ar livre, na melhor colônia de férias da cidade. E você? Já inscreveu seu pequeno em nossa colônia de férias? Entre em contato hoje mesmo e garanta para o seu filhos(as) uma experiência inesquecível. Maiores informações basta entrar em contato via WhatsApp com nossa Central de Atendimento.
Colônia de Férias – É hora de Brincar! no clube CAESO em Brasília (como chegar), desenvolvemos atividades programadas repletas de diversão e alegria. Nossa equipe multidisciplinar é formada por profissionais especializados em entretenimento, recreação e lazer. Nossas atividades são voltadas para crianças de 02 a 13 anos.
Em nossa programação contamos com atividades recreativas, esportivas e muito mais. Tudo em um ambiente seguro e agradável. O que vão encontrar em nossa colônia de férias? Brincadeiras de Rua, Oficinas de Circo, Slackline, High Jump, Brinquedos Infláveis, Carrinho de Rolimã, e muito mais. Lugar de criança feliz é na Colônia de Férias – É hora de Brincar, Tia Milena e sua turma.
[quads id=1]