JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.
 

Atividades Lúdicas para Crianças: Importante para o desenvolvimento e aprendizagem

O jogo enquanto ferramenta de aprendizagem vai se desenvolver de forma positiva, se o educador souber trabalhar adequadamente com ele. É sabido que muitos vêem este tipo de atividade como atividade de disputa, onde há perdedores e ganhadores e uma grande parte dos docentes dissemina este conceito errôneo que se tem desta atividade.

Quando se trabalha o corpo, a ludicidade e o jogo, desenvolvemos diversas potencialidades como a criatividade, o prazer, a interação entre as pessoas, a cooperação, entre outras.

Devido o caráter sócio-histórico de Vygotsky, o qual aponta a brincadeira como uma atividade dominante na infância, em que através dela a criança expressa sua imaginação, conhece seu corpo e até mesmo cria suas próprias regras, verificamos que a brincadeira tem caráter essencial na formação e no desenvolvimento do indivíduo na sociedade.

Todavia, constantemente nos deparamos com situações onde os jogos são relegados a um segundo plano. O desenvolvimento da criança e seu consequente aprendizado ocorrem quando esta participa ativamente: seja discutindo as regras do jogo, seja propondo soluções para resolvê-los.

É de extrema importância que o professor também participe e que proponha desafios em busca de uma solução e de uma participação coletiva. O papel do educador neste caso será de mediador e este não delimitará mais a função de cada e nem como se deve jogar.

[quads id=1]

Outro teórico que percebe o jogo como atividade importante no desenvolvimento da criança, resultando em benefícios morais, intelectuais e físicos, é FROEBEL. Para este teórico, a falta de liberdade e a repressão repercutem negativamente, no que diz respeito ao estímulo da atividade espontânea, característica fundamental para o desenvolvimento.

Ele percebe o jogo como instrumento de ensino, no qual é possível trabalhar as diferentes disciplinas, tais como: Matemática, Ciências e outras. De acordo com Froebel:

“Brincar é a fase mais importante da infância- do desenvolvimento humano neste período- por ser a auto-ativa representação do interno- a representação de necessidades e impulsos internos.”
(FROEBEL, 1912, pp. 54-55)

Assim, semelhante ao pensamento de Vygotsky, que vê a interação como ação que provoca intervenções no desenvolvimento da criança, Froebel, também concorda que os jogos interferem positivamente, pois no brincar a criança expõe sua capacidade representativa, o prazer e a interação com outras crianças.

Desta forma, entendo que as atividades lúdicas cooperativas contribuem e oportunizam as crianças momentos de expressão, criação e de troca de informação, além de trabalhar a cooperação.

Torna-se necessário também que o educador reavalie seus conceitos a respeito dessas atividades, principalmente com relação aos jogos, e que neste processo a criança tenha espaço para expressar sua fala, seu ponto de vista e suas sugestões.

O professor ao propor algum tipo de atividade, deve deixá-lo à vontade, pois através da troca de experiências com outros colegas, da criatividade e busca de soluções, ele conseguirá construir seu próprio conhecimento.

[quads id=2]

Referências Bibliográficas
  • KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org) – O Brincar e suas teorias – São Paulo: Ed. Pioneira , 2002.
  • SANTOS,Carlos Antônio – Jogos e Atividades Lúdicas – Editora Spirit –1998.
  • VYGOTSKY, L. A Formação Social da Mente. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1984.

Porque escolher nossa Colônia de Férias?

Nada de jogos eletrônicos dentro de casa! Coloque a criança para se divertir ao ar livre, na melhor colônia de férias da cidade. E você? Já inscreveu seu pequeno em nossa colônia de férias? Entre em contato hoje mesmo e garanta para o seu filhos(as) uma experiência inesquecível. Maiores informações basta entrar em contato via WhatsApp com nossa Central de Atendimento.

Colônia de Férias – É hora de Brincar! no clube CAESO em Brasília (como chegar), desenvolvemos atividades programadas repletas de diversão e alegria. Nossa equipe multidisciplinar é formada por profissionais especializados em entretenimento, recreação e lazer. Nossas atividades são voltadas para crianças de 02 a 13 anos.

Em nossa programação contamos com atividades recreativas, esportivas e muito mais. Tudo em um ambiente seguro e agradável. O que vão encontrar em nossa colônia de férias? Brincadeiras de Rua, Oficinas de Circo, Slackline, High Jump, Brinquedos Infláveis, Carrinho de Rolimã, e muito mais. Lugar de criança feliz é na Colônia de Férias – É hora de Brincar, Tia Milena e sua turma.

[quads id=1]

 

SOBRE NÓSQuem Somos
É hora de brincar é uma colônia de férias sediada em Brasília - DF. Oferecemos atividades programadas, recreativas e esportivas para crianças de 2 a 13 anos. Nossa equipe é formada por profissionais de recreação qualificados.
CONTATOSMaiores Informações
Área Especial de Serviços Públicos
Lote F - SIA Trecho 1
Clube CAESO
SIGA-NOSRedes Sociais
Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas ações.
SOBRE NÓSQuem Somos
É hora de brincar é uma colônia de férias sediada em Brasília - DF. Oferecemos atividades programadas, recreativas e esportivas para crianças de 2 a 13 anos. Nossa equipe é formada por profissionais de recreação qualificados.
LINKSInformações Úteis
CONTATOSMaiores Informações
Área Especial de Serviços Públicos - Lote F
SIA - Clube CAESO
SIGA-NOSRedes Sociais
Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas ações.